25/01/2016

Parabéns Tricolor!!!

A História da primeira fundação

Como toda nação são paulina sabe, hoje (25 de Janeiro ) é aniversário da primeira fundação do Mais Querido. Para comemorar seu aniversário, contarei como o clube mais vencedor do Brasil começou e quais os grandes atletas das primeiras décadas.

São Paulo Futebol Clube:

Fundação 

No dia 26 de Janeiro de 1930, foi assinada a Ata da Fundação (link para o documento em pdf), na Praça da República, nº 28. O clube surgiu da fusão da Associação Atlética das Palmeiras e o Club Athlético Paulistano, este que estava encerrando o departamento de futebol. Dessa reunião nasceu o São Paulo Futebol Clube, em homenagem à capital paulista. A data de fundação é diferente, mas só por formalidade, pois a reunião da fundação começou na tarde do dia 25/01 e estendeu se até a madruga, por isso a ata é assinada como dia 26 de Janeiro. Naquele dia, foi estipulado que o primeiro Presidente do São Paulo e o primeiro Presidente do Conselho Deliberativo, Dr. Edgard de Souza e Dr. Júlio de Mesquita Filho, respectivamente.

Primeiro Craque

Image: www.saopaulofc.net/
Com a unificação, houve uma mescla dos elencos da AA das Palmeiras e do CA Paulistano e formou-se o primeiro time do Tricolor. Neste plantel havia um nome, Arthur Friedenreich também conhecido como Fried ou El Tigre. Foi o maior jogador de seu tempo e um dos maiores da história, é pouco conhecido devido a falta de imagens para relatar. Contudo, o fato do Fried fazer parte da primeira convocação para a Seleção Brasileira e marcar o gol do primeiro título relevante da seleção, o Campeonato Sul-Americano de 1919.
Com a escacasses de imagens e informações Friedenreich de Homem virou Lenda e hoje o que temos são mais boatos que fatos sobre ele. Seu companheiro de ataque Mário de Andrade disse que Fried marcou incríveis 1.239 gols durante sua carreira, o problema é que os registros desses gols foram perdidos.
Os jornalistas esportivos Orlando Duarte e Severino Filho escreveram o livro Fried Versus Pelé. Levantaram que ele marcou 558 gols em 562 partidas, chegando a média de 0,99 gols por jogo contra 0,93 de Pelé. Pelo São Paulo os números oficiais são de 103 tentos em 127 jogos, média de 0,81. Para efeito de comparação no top 10 artilheiros da história do clube a melhor média é de Luizinho com 0,61.
A lenda do El Tigre tomou proporções ainda maiores quando a rádio carioca PRAX noticiou sua morte em combate na Revolução Constitucionalista de 1932.
Temos poucos dados oficiais sobre ele, mas podemos dizer que Arthur Friedenreich foi o melhor jogador de seu tempo e o maior atacante do São Paulo Futebol Clube.

Salto Tricolor 

Image: www.saopaulofc.net/

Além de grandes jogadores o São Paulo teve sucesso também no atletismo com Adhemar Ferreira da Silva, do salto triplo. Vencedor de três Jogos Pan-Americanos, duas Olimpíadas, cinco Sulamericanos, dez Campeonatos Brasileiros, vários recordes mundiais e mais algumas dezenas de outros títulos. Foi o maior atleta olímpico brasileiro.
Adhemar era também um grande estudioso formado em Educação Física, Direito, Relações Públicas e como escultor. Foi ator na peça Orfeu da Conceição (1956), de Vinícius de Moraes e no filme Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus, ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
As duas estrelas amarelas acima do escudo Tricolor são para homenagear esse grande homem que com três saltos levou o nome do São Paulo e do Brasil para o mundo.


Galinho de Ouro 

Image: www.saopaulofc.net/

O maior pugilista do Brasil também é nosso, este é Éder Jofre. Campeão Mundial como peso galo em 1960 pela WBA, campeão unificado em 1962 e campeão como peso pena pela WBC em 1973. O galinho de ouro foi o melhor boxeador na categoria peso galo da era moderna. Tem em seu cartel 81 lutas sendo 75 vitórias, 52 nocautes, 4 empates e duas derrotas (que foram contestadas pelo público).
É uma lenda viva do boxe e colocou o Brasil no mapa da modalidade.






Conquistas no Futebol

Imagem: futpopclube.files.wordpress.com
O São Paulo tem um total de 52 títulos oficiais com o Tri-Mundial,  Tri da Libertadores e o Tri-Hexa do Brasileiro, com apenas 86 anos. Para efeito de comparação o Corinthians conquistou 47 títulos em 105 anos, o Palmeiras 52 em 101 anos e o Santos 46 em 103 anos. Por isso é indubitável que em 86 anos quem mais ganhou foi o Futebol.







Parabéns São Paulo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário